Entre em contato
 nelson@prosaudemental.org.br
N O T Í C I A S 

Acompanhe nossas atividades

Pró-Saúde Mental

Por Nelson Fernandes Júnior 24 mai., 2022
  O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), acolheu nesta semana, 19 propostas dos Hospitais Psiquiátricos Filantrópicos Brasileiros (HPF´s), que investirão em suas respectivas áreas assistenciais, para melhorar os resultados no tratamento de pessoas portadores de transtornos mentais, devido ao uso de álcool e outras drogas.

  A SENAPRED lançou no mês de abril o Edital 03/2022, que prevê verba de até R$ 300 mil para projetos de melhoria executados em até um ano, a partir da efetivação do repasse. Na prática os HPF´s sempre realizaram este atendimento, mas o objetivo da SENAPRED, nesta iniciativa é fortalecer a rede de atenção aos dependentes químicos, com a efetiva participação dos hospitais psiquiátricos.

  Infelizmente 12 propostas foram eliminadas, pela ausência de Certidões Negativas de Débitos (CND) de parte dos HPF´s, o que demonstra como o setor tem enfrentado extrema dificuldade econômica, provocada pela equivocada política de saúde mental, que previa o fechamento dos hospitais psiquiátricos, de 1998 até 2016.

  Mesmo assim temos motivos para comemoração, pois as Nova Políticas de Saúde Mental e sobre Drogas, legitimamente implementadas graças ao trabalho dos Doutores Quirino Cordeiro Júnior e Rafael Bernardon Ribeiro, bem como as respectivas equipes do Ministério da Cidadania e da Saúde, têm conseguido paulatinamente reverter o quadro de insolvência das Associações Beneficentes Mantenedoras.

  Atualmente no Brasil 70% das internações psiquiátricas no Sistema Único de Saúde (SUS), são realizadas pelos hospitais psiquiátricos filantrópicos, fato que revela a importância e justifica o investimento. Lembramos que a Lei 10.216 de 2001, garante o acesso ao tratamento em saúde mental,consentâneo as necessidades apresentadas pelos cidadãos, direito que não pode ser garantido sem os hospitais especializados.

Parabéns aos contemplados e solidariedade àqueles que não conseguiram desta vez!


O resultado pode ser visualizado em:
https://www.gov.br/cidadania/pt-br/servicos/editais-1/chamamento-publico/chamamento-publico/?_authen...
Por Nelson Fernandes Júnior 03 mai., 2022
Senador Eduardo Girão dá apoio a Nova Política de Saúde Mental, a Nova Política Nacional Sobre Drogas e os Hospitais Psiquiátricos Filantrópicos Brasileiros.
Por Nelson Fernandes Júnior 30 abr., 2022
  Vinte e sete hospitais cadastraram propostas para melhorar o tratamento de pessoas portadoras de transtornos mentais devido ao uso de álcool e outras drogas, na Plataforma +Brasil durante esta semana.

  A iniciativa do Ministério da Cidadania, por meio da Secretária Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), oferece a possibilidade de custeio para projetos de até R$ 300 mil, com duração de até 12 meses.

  As propostas foram enviadas até a última sexta-feira (29/04), prazo final do cadastramento e envio para análise técnica. O resultado desta primeira avaliação deve sair em até 10 dias, quando os projeto precisaram ser mais detalhados.

  Agradecemos ao Secretário Especial Robson Tuma, Dr. Quirino Cordeiro Júnior (Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas), Cláudia Leite e toda sua equipe, por abrirem essa possibilidade de qualificação do tratamento da dependência química junto aos hospitais especializados em psiquiatria.
Mais Posts
Share by: